segunda-feira, 29 de novembro de 2010

É por isto que tomo 7 por dia! (e porque é booooom!)



Combinação de cafeína e glicose melhora eficiência cerebral

Para realizar esta investigação, os investigadores analisaram em 40 pessoas saudáveis, a actividade cerebral associada com a tarefa “n-back”, mediante imagens captadas por ressonância magnética funcional.

Neste caso, avaliou-se a atenção sustentada e a memória (duas capacidades básicas na maioria das tarefas cognitivas que fazemos diariamente) após terem administrado aos participantes cafeína ou glicose, em conjunto, separado ou um placebo.

Assim, os investigadores catalães observaram que os indivíduos que combinaram as duas substâncias mostraram uma diminuição na activação do cérebro relacionada com a actividade no córtex parietal bilateral e no córtex pré-frontal esquerdo, duas regiões que participam activamente nos processos de atenção e de memória.

Essa diminuição, aliada ao facto de que não serem observadas diferenças no desempenho comportamental durante a análise, sugere, na opinião dos autores do estudo, que o cérebro é mais eficiente sob a influência destas duas substâncias, e que necessita de menos recursos para obter o mesmo desempenho que os indivíduos que receberam placebo, ou cafeína e açúcar em separado.

Um estudo anterior dos mesmos investigadores sobre o consumo de cafeína e glicose mostrou uma melhora na atenção e nas tarefas de memória declarativa, e nenhuma mudança significativa no estado subjectivo dos participantes.

Deste modo, os cientistas ressaltam que os resultados mostraram que a combinação de glicose e cafeína tem efeitos benéficos sobre a atenção (tarefas de tempo de reacção sequencial) na aprendizagem e na consolidação da memória verbal, que não foram observados quando as substâncias foram administradas individualmente.

Estudo publicado na revista “Human Psychopharmacology: Clinical and Experimental”

Sem comentários: